Prêmio Emilie Chamie de portfolios e PGDs 2021

Nesta segunda, 16 de maio de 2022, tivemos a 14º edição do Prêmio Emilie Chamie, que premiou portfolios (impresso e digital), realizados no 6º semestre, e os PGDs (Projetos de Graduação em Design), realizados no último ano do curso (7º e 8º semestre) de 2021.

Foi uma noite linda e emocionante, com o auditório Renato Castelo Branco na sua capacidade máxima, com a presença dos ex-alunxs e alunxs premiadxs, familiares, amigos, professores, colegas de turma. Tivemos ainda a presença dos designers Hugo Kovadloff, Whaner Endo e Danilo Helvadjian.

A abertura foi feita pelo Prof. Alexandre Gracioso, vice-presidente acadêmico da ESPM, que falou da importância do Prêmio e da importância da família Chamie para a ESPM, lembrando do legado do professor e para nós imortal Mário Chamie. Na sequência, a profa. Mara Martha, coordenadora do curso de Design, apresentou o Prêmio, e trouxe a relevância do nome Emilie Chamie para este prêmio. Emilie estudou no Instituto de Arte Contemporânea – IAC do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – Masp, a primeira escola de Design de São Paulo e do Brasil. Na inauguração deste curso em 2004, a mostra “Três designers do IAC” apresentou parte da produção de Alexandre Wollner (1928-2018), Emilie Chamie (1929-2000) e Ludovico Martino (1933-2011), nomes referenciais do design brasileiro e que iniciaram sua formação como alunos do IAC e e faz parte dos designers dos anos 1950 que revolucionam a atividade no Brasil. E foi em 1951, no MASP, que a ESPM abre o seu primeiro curso!

Além dessa história proprietária que mostra que não haveria nome melhor para simbolizar este Prêmio do Design, temos a própria expressão de Emilie no seu livro Rigor e Paixão. O nosso design ESPM é rigor e paixão! É Emilie Chamie!
Os vídeos dos portfolios e PGDs premiados encantaram a plateia mostrando como estamos certos ao se referenciar a essa designer!!

Os profs. Marcelo Pliger e Marcos Mello (orientadores dos portfolios impressos e digitais) conduziram o Prêmio Emilie Chamie de Portfolios, chamando os alunos para receber os Prêmios nas Categoriais Prata, Bronze, Ouro e MAX. A escolha dos portfolios premiados é feita a partir de critérios bem abertos do design visual – Identidade, Narrativa, Inusitude, Biografia, Linguagem textual, Organização, Design gráfico, Experimentalidade, Funcionalidade e Ergonomia, Coerência entre portfolio impresso e digital, Impressão e finalização da peça no impresso, Navegação e interatividade do portfolio digital.

Na sequência, o Prof. Marcello Montore (Supervisor do PGD) conduziu a premiação dos PGDs, nas categorias Experimental, Estratégico, Empreendedor e Monográfico. Todos PGDs nota 10 concorrem ao Prêmio Emilie Chamie. Em 2021, todos os PGDs nota 10 se destacaram pela excelência dos seus trabalhos!!

O nosso muito obrigada para o Prof. Luciano Cardinali e sua equipe do Design Lab ESPM que fizeram toda a identidade e comunicação deste evento