SP

Design na ESPM

Projeto pedagógico

Em consonância com o contexto educacional e considerando a expertise histórica que a ESPM tem nas áreas de Comunicação, Propaganda e Marketing, o curso de Design tem por objetivo formar profissionais para esta área, habilitados a atuar como designers gráfico-visuais tendo, como diferencial, conhecimentos na área de Marketing, que irão complementar sua formação em projetos.

Visa, também, oferecer uma sólida formação que não se define somente pela quantidade de conhecimentos ou domínio de informações, mas pelo desenvolvimento da capacidade de pensar, compreender e intervir contributivamente no mercado e na sociedade.

Mais do que instrumento e agência de preparação de mão de obra para o mercado, de solução dos problemas imediatos dos setores empresariais, o curso de Design busca ser um espaço privilegiado de produção, conservação e construção do saber. Fomenta, assim, o exercício da reflexão, do debate e da crítica, formando um profissional com visão abrangente da área do Design e com uma sólida formação em planejamento e projeto nesta área.

Com base no perfil do egresso e atendendo as DCNs dos Cursos de Graduação em Design e o PDA da ESPM, o curso de Design considera, na concepção de seu currículo, os seguintes aspectos:

Metodologia de ensino-aprendizagem por projetos, conectando de forma significativa a teoria e a prática;

Flexibilização de barreiras disciplinares entre os conteúdos que compõem os eixos do conhecimento por projetos interdisciplinares e, notadamente, pelas Eletivas;

Composição curricular estruturada em quatro eixos de conhecimento, a saber: ProjetoLinguagens e tecnologiasGestão e mercados; e Humanidades, fluidamente disposto ao longo dos oito semestres do curso.

Proposição de três ciclos, a saber: Fundamentação (1º a 3º semestre), Consolidação (4º a 6º semestre – quando do programa de Estágio Supervisionado), Proficiência (7º e 8º semestres, quando do Projeto de Conclusão de curso, o PGD).

Conheça também...

Diferenciais

A ESPM é diferenciada, logo, os(as) profissionais formados(as) por aqui também são! Além da formação típica em Design, na ESPM você também terá: Design Estratégico e ênfase

Saiba mais»