SP

Parcerias

Parceria colaborativa Design ESPM & Fundação Bienal São Paulo

faz escuro mas eu canto

Desde 2014 pactuamos informalmente uma parceria colaborativa com a Bienal de São Paulo, composta por Grupos de Estudos formado por nossos estudantes, inicialmente do curso de Design e posteriormente abarcando os demais cursos da ESPM, liderados pela nossa ex-professora de História da Arte, Silvana Novaes Ferreira.

Assim, foram três Bienais com a nossa participação, apresentando e expondo, quer na ESPM, quer no Espaço da Fundação Bienal, os projetos de nossos estudantes, frutos do referido grupo de estudos. Os produtos finais apresentados sempre foram elogiados pela sua qualidade, pertinência com as propostas curatoriais e inventividade.

Para nossa alegria e surpresa, fomos convidados a participar como colaboradores da próxima Bienal a ser realizada em setembro deste ano. Após reuniões preliminares fizemos uma proposta de ações que ampliam substancialmente a nossa participação neste importante evento. Nosso projeto foi formatado, abrangendo Encontros, Conversas, Grupo de Estudos e Oficinas que começaram a se materializar a partir de março de 2021 e se estendem até o próximo semestre, com a inauguração da 34ª Bienal.

Pela primeira vez, firmamos um Contrato formal de Parceria Colaborativa com esta renomada instituição, internacionalmente reconhecida.
A primeira ativação foi composta de duas ações, a ação 1 constou de uma palestra proferida pela equipe educativa da bienal, sobre os objetivos curatoriais da 34ª. Bienal e seus principais artistas. A ação 2 foi uma conversa sobre a exposição Vento; na primeira parte o educativo apresentou as propostas do evento e na segunda parte o Professor João Carlos Gonçalves, que coordena o projeto, fez alguns comentários de recepção sobre as principais obras presentes na exposição.

A segunda Ativação, a ação 3, está em curso, e é composta de um Grupo de Estudos sobre a 34ª. Bienal, formado por estudantes de todos os cursos da ESPM, incluindo SP – Rio e POA. Para o segundo semestre está prevista um Oficina de Criação e visita à exposição quando de sua abertura, programada para setembro 2021.

Conheça também...

Ocupação ESPM 35ª Bienal

Exposição dos trabalhos dos estudantes de Design participantes da oficina de criação e produção de linguagem, parte integrante da colaboração Fundação Bienal São Paulo e Design ESPM-SP.

Saiba mais»