Acontece no Curso, Conheça o curso, Parcerias

Parceria com a Japan House São Paulo

A Japan House São Paulo e a Escola Superior de Propaganda e Marketing assinaram, no dia 31 de agosto, um convênio de cooperação que tem como objetivo incentivar e facilitar a cooperação entre a ESPM e instituições no Japão no âmbito acadêmico e institucional. O acordo foi firmado junto aos cursos de Design e Relações Internacionais, que ganham prioridade nas ações culturais da JHSP.

A primeira ação pós-acordo (e a segunda entre o curso de design e a JHSP) foi o convite para selecionarmos 2 estudantes do curso para participarem da residência artística Sandwich, na cidade de Kyoto, organizada pelo artista Kohei Nawa, no início de 2023.
Elaboramos a seleção dos estudantes interessados e, neste momento (out 22), estamos finalizando o processo!

Ainda antes da assinatura desse acordo, em abril de 2022, a JHSP ofereceu a possibilidade dos estudantes de Design da ESPM SP conversarem com Kintaro Takahashi, um dos curadores da exposição WAVE – novas correntes nas artes gráficas japonesas, que ficou em cartaz de 22 de fevereiro a 1 de maio. Todos os estudantes do curso de Design foram convidados a visitar a exposição que, também, foi objeto de trabalho na disciplina Projeto Ambiental (6º semestre). Esse trabalho incluiu relatório da visita e elaboração de questões para os curadores. Em 13 de abril de 2022, Kintaro Takahashi conversou do Japão (com tradução simultânea) com nossos estudantes e professores reunidos no auditório Renato Castelo Branco.

O documento foi assinado na sala da Diretoria Executiva da ESPM pelos presidentes Eric Klug e Dalton Pastore Junior, da JHSP e da ESPM, respectivamente, na presença de Ryosuke Kuwana (Cônsul Geral do Japão em São Paulo), Fausto Godoy (Coordenador do Núcleo de Estudos e Negócios Asiáticos na ESPM), Marcelo Zorovich (Coordenador do Curso de Relações Internacionais), Rodrigo Cintra (Diretor de Internacionalização), Alexandre Uehara (Coordenador Acadêmico de Diplomacia), Mara Martha Roberto (Coordenadora do Curso de Design), Marcello Montore (Professor e responsável no curso de Design pela parceria) e Claudio Hagime Kurita (Diretor Institucional da JHSP).