SP

Projetos em destaque, Reconhecimento e premiações

Cartaz 35º Prêmio Design MCB

Parabéns, Erick Cruz, pelo desafio aceito e pela classificação do seu cartaz na 35ª edição do Prêmio Design MCB.

Além do cartaz vencedor, a comissão julgadora formada por Clara Moreira (Recife/PE), Filipe Cartaxo (Salvador/BA), Gabriela Castro (São Paulo/SP), Giovanna Cianelli (Rio de Janeiro/RJ), Maxwell Alexandre (Rio de Janeiro/RJ), Nasha Gil (São Paulo/SP), Pedro Mattos (São Paulo/SP) e Vinicius Theodoro (São Paulo/SP, escolheram um segundo e terceiro lugares, e mais 7 selecionados para a mostra. Faz parte dos 7 selecionados, o cartaz do nosso querido estudante de 2º semestre (2022-2), Erick Bianchi Castelhano Cruz.

Em junho de 2022, o Museu da Casa Brasileira anunciou o 35º Prêmio Design MCB tendo como objetivo principal reconhecer a excelência no design brasileiro e, desta forma, incentivar seu fortalecimento e disseminação.

Diferente das outras 34 edições, o Concurso do Cartaz do 35º Prêmio Design MCB foi realizado como uma das três categorias do Prêmio – Cartaz, Produtos e Trabalhos Escritos. Assim, os participantes dessa categoria foram convidados a desenvolver um cartaz que apresentasse um projeto gráfico autônomo e dinâmico, com força e linguagem próprias, cujo conceito visual refletisse, com criatividade, a identidade do design brasileiro. Nesta edição, o tema sugerido para o desenvolvimento dos cartazes foi: Projeto, processo e percurso. Esse tema agrega um recorte de metodologia e processo na discussão sobre o papel do designer e do design brasileiro frente aos desafios do contemporâneo.

Para incentivar a inscrição no concurso e trazer uma provocação crítica aos estudantes, o curso de Design da ESPM SP ofereceu uma série de reflexões com o intuito de discutir o papel do design e do designer num mundo complexo, buscando se aproximar de abordagens decoloniais, bem como discutir o processo do design como o metodologia de projeto. As três aulas foram ministradas pelos profs Marcelo Pliger, Christiane Coutheux e Gisela Schulzinger, respectivamente. Na sequência, tivemos o workshop de processo e criação dos cartazes, com a Profa. Marise De Chirico.

Como resultado, tivemos quatro cartazes desenvolvidos e inscritos no 35º Prêmio Design MCB.

Abaixo podemos ver os dois cartazes do estudante Erick Bianchi Castelhano Cruz inscritos no prêmio. Seguindo a sugestão do regulamento do Prêmio, o estudante apresentou uma 2ª imagem do cartaz para demonstrar movimento e um 3º arquivo para demonstrar o processo de criação, conforme podemos ver ao lado.

Ao lado, o cartaz inscrito no 35º Prêmio, desenvolvido pelas estudantes Laura Okuma e Liliana Kyung

Aqui o cartaz desenvolvido pelas estudantes Nicolli Damaceno Silva e Danielly Biquinati Jardim.

Segundo Leopoldo Leal, coordenador da comissão julgadora desta edição:

A oportunidade de ver o desenvolvimento documentado dos cartazes foi uma grata surpresa para os jurados, que puderam analisar e discutir a produção sob duas perspectivas: a peça final e o processo percorrido pelos participantes. A diversidade de repertórios de vida, formação, referências e experiências práticas ficou estampada em cada produção, mostrando a riqueza da multiplicidade de visões de mundo debruçadas a partir de um mesmo tema.

A comissão julgadora foi formada por Clara Moreira (Recife/PE), Filipe Cartaxo (Salvador/BA), Gabriela Castro (São Paulo/SP – formada na 1ª turma do Design ESPM SP), Giovanna Cianelli (Rio de Janeiro/RJ), Maxwell Alexandre (Rio de Janeiro/RJ), Nasha Gil (São Paulo/SP), Pedro Mattos (São Paulo/SP) e Vinicius Theodoro (São Paulo/SP).

Conheçam os outros projetos premiados em:

Conheça também...

3 projetos na Short list do BDA 2022

3 projetos desenvolvidos pelos estudantes do curso de Design ESPM SP estão na short list do Brasil Design Awards 2022.Conheçam os projetos! Jogo de tabuleiro LENDAS BRASILEIRASDesenvolvido

Saiba mais»