SP

Projetos em destaque

PGDs 2021-1

PGD Experimental: Bossa Nossa: experimentações visuais sobre o universo poético da Bossa Nova

Estudantes: Ana Luiza Balardin Cardoso da Silva, Emanuele Cristine de Souza e Giovanna Almeida Ramos
Orientação: Prof. Dr. Marcello Montore
Apresentado em 16/06/2021

Bossa Nova. Nossa bossa. Bossa Nossa… Olhar para a cultura brasileira é, ao mesmo tempo, um movimento de estudo e pesquisa e um sentimento de admiração, identificação e valorização daquilo que é essencialmente nosso. Este trabalho se debruça sobre um fenômeno na história do país, a Bossa Nova, que se manifestou além do universo musical, inspirando o Brasil da época com seu otimismo, modernidade e poesia. Utilizando o Design como ferramenta e a partir de alguns dos elementos identificados como pilares bossa-novistas – a fluidez, o balanço e a suavidade – desenvolveram-se experimentações visuais. Levando em conta tanto o aprofundamento teórico como também a sensibilidade e envolvimento do grupo em relação ao tema, tornou-se possível intervir e apropriar-se visualmente da Bossa Nova. Como resultado, tem-se experimentos que buscam ecoar sensações e construir a atmosfera estudada, sob uma leitura pessoal e contemporânea.

PGD Experimental: Ciclos em amarelo: experimentações visuais sobre o milho e o tempo

Estudantes: Rebecca Santiago Germano e Sabrina Yeni Huh
Orientação: Profa. Dra. Patricia Amorim
Apresentado em 18/06/2021

Bolo de milho, canjica, pamonha… É quase impossível você não gostar de alguma comida feita à base de milho. Presente na nossa culinária há muito mais tempo do que você pode imaginar, esse grãozinho amarelo consegue dizer muito além do que nós gostamos de comer. Ele é, também, uma fonte rica sobre a nossa história e identidade.
“Ciclos em amarelo – experimentações visuais sobre o milho e o tempo” é um projeto experimental que busca refletir sobre o tema do milho e o tempo, utilizando o calendário como suporte gráfico. Ao longo dos doze meses, buscamos traduzir o caráter multifacetado do milho – sua biologia, história e cultura – por meio de experimentações visuais, utilizando ilustrações e monotipias, tendo o milho como suporte de impressão.
Precisamos criar, cada vez mais, pontes entre nossa prática de design e a cultura brasileira, e acreditamos que esse calendário é um prato cheio para essas discussões.

PGD Experimental: O universo gráfico Kadiwéu: experimentações gráficas a partir da visualidade da etnia indígena brasileira

Estudantes: Marcelo Augusto Araújo de Sousa, Tamy Shimada, In Hwan Oh e Gabriel Bittante
Orientação: Prof. Dr. Marcello Montore
Apresentado em 14/06/2021

Para os Guaikurus o corpo humano é o único corpo capaz de se vestir e se transmutar em qualquer outro, sendo assim o invólucro da alma. Não faz sentido na cabeça do colonizador europeu, o índio andar, vestir e rezar como o homem branco e logo depois voltar aos seus hábitos, essa inconstância na verdade é uma incrível transmutação que permite ser qualquer um, em qualquer lugar a qualquer hora, para isso basta se vestir da pele do outro e logo de fato estará na pele do outro. O universo gráfico kadiwéu é um projeto acadêmico do curso de design que, tem como objetivo explorar o conceito da visualidade kadiwéu e chegamos a desenvolver a nossa linguagem com base na inconstância da alma selvagem, que permite se transmutar no outro ao simular os seus hábitos, e em nossa pesquisa percebemos que os kadiwéu se vestiam para as tarefas baseado nos grafismos que viam nos outros e em nossa linguagem nós propomos nos disfarçar de nós mesmos, desenvolvendo o grafismo da volatilidade que o corpo humano representa a essa sociedade. Então os nossos experimentos nesse PGD, é o resultado da busca pelo grafismo da alma.

PGD Estratégico: De KING55 a NÓS: recriação de marca de moda vegana

Estudantes: Camila Bigliani Ferreira, Verônica Kawachi Brandt e Caio Portugal Ribeiro de Souza
Orientação: Prof. Dr. Marcello Montore
Apresentado em 17/06/2021

Este projeto de Graduação em Design tem o objetivo de recriar a identidade da marca KING55 destacando seus valores para tornar a marca mais memorável para seus consumidores. Fundada em 2001 pelo empresário Amauri Caliman na cidade de São Paulo, a loja é uma das primeiras do país a apresentar uma proposta de produção de roupas veganas e sustentáveis. Porém, durante a pesquisa sobre a marca foi observado uma baixa identificação da proposta da loja pelas pessoas. No processo de investigação foram estudados temas como moda vegana e sustentável, branding, naming e identidade visual, assim como o mercado atual de produtos veganos no Brasil e o contexto no qual a KING55 está atualmente inserida. Com isso, foi elaborada uma proposta de recriação da identidade visual da marca que transmitisse os valores desta e melhorasse o reconhecimento por parte dos consumidores. O projeto tem como objetivo, também, demonstrar como o design pode ser uma ferramenta estratégica e essencial para uma marca e para melhorar a experiência do consumidor.

PGD Experimental: Transcinética: experimentações sobre perspectivas do movimento no design digital

Estudantes: Felipe Dantas Zat, Pedro Henrique Campello Ravara e Vinicius Barbieri Sperduti
Orientação: Prof. Dr. Guilherme Umeda
Apresentado em 16/06/2021

Transcinética é um Projeto de Graduação de Design, que tem como objetivo, analisar as diferentes perspectivas de como a humanidade compreende o movimento e como nós designers, podemos desafiar essas perspectivas, com o intuito de gerar novas. O projeto conta com seis experimentos principais, que exploram, a partir das ferramentas da fotografia e o 3D, métodos que instigam percepções e sensações sobre o movimento, que se apoiam com testes qualitativos e entrevistas pessoais. A investigação caminhou pelos campos da psicologia, diversas áreas do design (como a ilustração, o motion, e identidade visual) e até a música e os erros digitais (bugs) para compreender possibilidades de subversão visual. Esta coletânea de projetos é uma viagem pelo inquieto e incômodo, que desperta o clássico pensamento “Interessante, mas o que é?” em pessoas de diferentes idades e experiências de vida.

Conheça também...

Ambientes 3D

Alguns ambientes e cenários 3D produzidos no Blender pelos estudantes de Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade e Design na Eletiva Modelagem 3D para ambientes e cenários

Saiba mais»

Animação 3D

Animações 3D desenvolvidas no Maya pelos estudantes do curso de Design. Disciplina: Modelagem, Rendering e Animação 3D (5º semestre)Profs.: Carlos Eduardo Nogueira e Henrique Sobral https://www.youtube.com/watch?v=yyHgR6BQW3I&t=9s&ab_channel=DesignESPMSP%2F3D Animação

Saiba mais»

Cartaz 35º Prêmio Design MCB

Parabéns, Erick Cruz, pelo desafio aceito e pela classificação do seu cartaz na 35ª edição do Prêmio Design MCB. Além do cartaz vencedor, a comissão julgadora formada

Saiba mais»