Reconhecimento e premiações

Brasil Design Award 2022 | Estudantes premiados

Realizado pela ABEDESIGN desde 2009, o Brasil Design Award é uma premiação que busca reconhecimento e destaque ao design nacional. Em 2022, foram abertas as inscrições para estudantes em todas as categorias do Prêmio. Neste ano, o curso inscreveu 16 projetos e três deles foram premiados. Parabéns aos estudantes e professoras orientadoras!

PRESENTE PERPÉTUO: ZINES SOBRE O DISTÓPICO NO CONTEMPORÂNEO
BDA Bronze 2022, categoria Editorial Estudantes
Por Fernando Akira, Pedro Modenesi, Thainara Simões e Victoria Daud
PGD orientado pelas profas. Patricia Amorim e Marise De Chirico

Presente perpétuo é um conjunto de oito zines que estuda as distopias contemporâneas características de uma sociedade capitalista. A partir de um entendimento autoral sobre o termo “distopia”, o projeto se propõe a refletir criticamente sobre o presente e pensar para que futuro estamos caminhando em direção. Transitando por diversos campos do conhecimento, da psicanálise à filosofia, os zines abordam diversos temas atuais. A partir de uma abordagem conceitual ancorada em autores capazes de fomentar um pensamento crítico frente às questões do mundo, Presente perpétuo engendra o seu próprio entendimento autoral acerca do tema, explorando-o de forma crítica e política e utilizando-se o humor para isso. Veja os zines:

LENDAS BRASILEIRAS
BDA Bronze 2022, categoria Design Gráfico Estudantes
Por Alexia Souza, Bruna Fuentes, Giovanni Bornia, Liliana Kyung e Maria Luiza Mussi
Projeto orientado pela profa. Claudia Weber.

Lendas Brasileiras é um jogo de mistério e investigação com o objetivo de educar o público sobre a cultura brasileira, mais especificamente, o folclore brasileiro. O jogo é focado na resolução de diversos enigmas curtos, e o público, além de conhecer novos personagens do folclore brasileiro, desenvolve raciocínio lógico ao solucionar os mistérios.
As histórias e lendas brasileiras contadas ao longo de gerações, são muito ricas por conter elementos da cultura brasileira, que é tão diversa e ampla. Podemos dizer que o que nos inspirou a desenvolver Lendas Brasileiras foram essas histórias e o desejo de compartilhá-las por meio de dinâmicas divertidas e educativas.

TRINUS
BDA Bronze 2022, categoria Design Gráfico Estudantes
Por Marcel Puodzius, Namie Hideshima Arakawa, Otávio Chaves e Riyad Edson Zarif Azzam
Projeto orientado pela profa. Claudia Weber, desenvolvido na disciplina eletiva O jogo analógico e a prática projetual.

Trinus é um jogo de cartas direcionado ao público jovem adulto e que tem como objetivo desenvolver a atividade intelectual e repertorial histórica dos seus jogadores de uma maneira divertida, desafiadora, crítica, curiosa e criativa, tendo como principal dinâmica a investigação. O jogo aborda uma temática ficcional de viagem temporal, envolvendo um episódio em que a máquina do tempo Trinus quebra, fazendo com que diversos personagens históricos fiquem presos em nossa realidade. Com o suporte de seus conhecimentos históricos, cabe aos jogadores descobrirem quem são essas figuras escondidas. A partir de uma linguagem acessível, objetiva e instigante, Trinus conecta o passado e o futuro, buscando, de forma lúdica, uma reflexão crítica sobre a atualidade e seus problemas.

3 projetos na Short list do BDA 2022

3 projetos desenvolvidos pelos estudantes do curso de Design ESPM SP estão na short list do Brasil Design Awards 2022.Conheçam os projetos! Jogo de tabuleiro LENDAS BRASILEIRASDesenvolvido